janeiro 09, 2008

300......de Arton

Emfim chegamos ao 300º capítulo. Até agora foram ao todo 611 páginas em formato A4, divididas em quatro volumes (um de 96, um de 122, um de 189 e outro de 204 ainda em construção). O dobro de páginas se considerarmos o formato livro (1222).
Um feito e tanto para um grupo de garotos desacreditados, desprezados e subestimados por todos, especialmente jogadores veteranos. Um feito incrível para um mestre sem grande experiência (que ainda não passou do 10º nível em aventuras mestradas ou jogadas), sem pretenção de ser escritor e que sempre declarou odiar língua portuguesa, redação, etc.
Tudo bem, eu sei que a coisa tá mal escrita, contém dezenas de milhares de erros de gramática, digitação, etc. Mas, se levarmos em consideração que tudo foi escrito às pressas durante intervalos no horário de trabalho e que o texto nunca passou por uma revisão (eu mesmo nunca leio depois de escrito) e que tudo isso foi feito em apenas 3 anos, tendo que dividir espaço com dezenas de outras atividades, de trabalho a família, incluindo ai a organização do Encontro de RPG de Araraquara e todos aqueles montes de problemas pessoais que todo mundo tem, acho que dá pra dizer que isso tem algum mérito.
Se não como obra literária, ao menos por coisas paralelas.
Muita coisa mudou no grupo. Eram então um bando de moleques desacreditados, zoados por todos, rebeldes e desconfiados uns dos outros, que começaram tímidos, praticamente apenas trocando dados de dano. Hoje o grupo evoluiu, amadureceu. A timidez sumiu (ou ao menos diminuiu muito), dando lugar a interpretações memoráveis e inesquecíveis. O diário, por sua vez, me serve de exercício de escrita (acho que agora encaro qualquer redação de vestibular sem grilo) me ajuda a manter a prática de escrever e a desenbolvê-la. mantém minha mente alerta. Serviu também de estímulo para os jogadores se tornarem grandes leitores. Começaram lendo suas próprias aventuras e hoje são consumidores de leitura de diversas fontes.
Muitas lições foram passadas para eles e para mim ao longo dessa campanha. Um medo irracional (e ridívulo) de dinossauros foi vencido, rebeldia foi transformada em ponderação e sabedoria, brigas e implicância deram lugar a grandes amizades. Eu próprio me tornei uma pessoa melhor, após ser influenciado pelas palavras de Lars Sween "não há mal que não possa ser desfeito, e não há pessoa que não mereça uma segunda chance". Tomei para mim a frase de meu clérico NPC, e minha vida melhorou. Passei para meus jogadores muitas de minhas experiências e lições de vida e de sabedoria através de meus NPCs, e isso é recompensante. Aprendi com eles também e crescemos todos juntos, junto com nossos personagens e a história que construímos.
Muito foi conquistado e muito há ainda a ser conquistado. Mas posso dizer pelo que passou, que valeu e vale muito a pena. Nos divertimos muito e demos boas risadas, nos emocionamos e até choramos juntos (a morte de Sam foi inesquecível), aprendemos muitas coisas e nos tornamos pessoas melhores do que éramos. Valeu a pena chegarmos até aqui juntos, e prosseguiremos assim, enquanto a vida nos permitir. Mas, se um dia nos distanciarmos, teremos a certeza de que construímos algo bom juntos, e não nos lamentaremos, mas seremos eternamente gratos pelo tempo que nos foi dado juntos (essa frase eu tirei do filme A Vila, hehehe).

Bem, um futuro promissor se abre à frente dos personagens e dos jogadores que começaram adolescentes e hoje entram na fase adulta. É difícl prever o que acontecerá no futuro, mas dá pra garantir que teremos muita aventura, diversão e aprendizado. E, mesmo não se comparando nem aos micróbios dos pés de qualquer obra de um grande escritor como Tolkien, tenho certeza que esse diário servirá ao menos para passar o tempo, distrair e divertir, ao menos um pouco, além é claro, de ser o registro das lembranças desses tempos maravilhosos.

E quando, no futuro, tudo tiver terminado, e eu olhar para meu grupo e disser, "hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas", saberei que terá valido a pena.

É isso ai. Ainda que um pouco tardio, feliz 2008 a todos, e, vamos em busca de mais 300 capítulos de aventura e diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário