outubro 16, 2008

Tudo escancarado!

Pronto! Enfim, todos (ou quase, 99%) os mistérios revelados. Zulil está em Galrasia, as elfas e Sam não podem ser ressuscitados enquanto as jóias não forem recuperadas, C.G. é o dragão que fez o arco de Legolas (e que deu uns pega na Escamas da Noite ^_^), etc, etc...
Esse é o famoso gancho inescapável do qual falei. Agora eles não tem opção, ou vão atrás do Zulil ou ficam sem suas esposas e amigo. E se optarem por isso, suas almas jamais terão descanso. Ou seja, não dá pra usar aquele argumento de "ah, eu aceito a morte dela como parte natural da vida".
Isso também tem base em um fato que notei sobre os jogadores lá no início da campanha, a seguinte frase: "quando meu personagem morrer, vou fazer um druida". Ou seja, eles contavam com a morte do personagem, desejavam isso de certa forma e não consideravam a ressurreição, um recurso comum e disponível em jogos de fantasia, algo impensável. Com esse gancho das almas presas, eles não têm escolha, devem continuar em frente. Se morrerem, precisarão ressuscitar, para não deixar a missão incompleta. Caso não sigam esse raciocínio, estarão selando os destinos das pessoas que amam ao sofrimento eterno.
Nessa campanha tive o maior dos êxitos como mestre. Eu tenho o domínio total do jogo, e ao mesmo tempo não o tenho. Como assim? Simples, consegui conduzir a campanha inteira, manipulando os eventos, as decisões dos jogadores até esse momento chave de onde não há mais volta, e fiz isso sem forçar a barra. Os jogadores sempre tiveram escolha, sempre tiveram uma liberdade maior do que na maioria das campanhas que conheço por ai. Mesmo assim, todas as decisões que eles tomavam, mesmo que totalmente inesperadas para mim, sempre conduziram para esse desfecho. É o sonho de qualquer mestre, ter controle absoluto de tudo e ao mesmo tempo seus jogadores terem liberdade total.

Bem, mistérios revelados, é hora de finalmente revelar os poderes dos itens mágicos deles. Nos próximos posts colocarei tudo sobre as armas de Legolas e Lucano. Depois virão as de Nailo, Anix e Squall.

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