março 02, 2005

Notas da campanha - considerações do DM

Como pode-se notar, esta campanha teve diversas pontas soltas não exploradas e terminou de maneira inesperada por motivos alheios à vontade deste DM.
O principal motivo se deve ao fato de os jogadores não serem rpgistas, mas sim game maníacos (jogadores de videogame). Todos eles interpretavam seus personagens raciocinando como um jogador de videogame faria (arrombe todas as portas, pegue todos os tesouros, mate todo mundo, fim). Por vezes esse raciocínio ia contra a filosofia de vida de seus personagens (como quando Shihiro invadiu a aldeia Aniel para saquear as casas), o que gerou inúmeras discussões entre os jogadores e o DM e entre eles próprios, além do fato dos jogadores abandonarem missões pela metade por simplesmente não encontrarem tesouros interessantes de imediato. O único personagem com um histórico construído e seguido pelo jogador era Legolas, por isso, como pode-se notar, a maioria das aventuras girou em torno de fatos que envolviam o elfo. Ele foi o grande condutor das aventuras. Outro jogador que também se destacou por manter um comportamento coerente durante o jogo, e por ser o cérebro da equipe foi o que interpretou o mago Feanor.
Outro problema que levou ao fim da campanha e à dissolução do grupo foi o fato dos jogadores terem linhas de raciocínio diferentes e não aceitarem ceder nem um pouco para manter o bom jogo. O exemplo disso é o jogador de Adrian que teimava em interpretar um personagem caótico e mal numa campanha clássica onde os personagens atuariam como heróis defensores do bem.
Outro fator decisivo foi a falta de interesse dos jogadores pelo hobby. Alguns deles começaram a jogar por curiosidade (como é o caso de Mercurys) mas não se adaptaram à filosofia do RPG e continuaram jogando apenas por inércia. Outros (como é o caso de Shihiro) começaram a jogar porque o grupo de amigos com o qual conviviam era o grupo que estava jogando RPG (começaram a jogar para não ficarem sem fazer nada). Devido a isso, eram comuns nas seções de jogo jogadores faltarem (quando arrumavam programas melhores pro sábado à noite) ou dormirem enquanto este DM mestrava para um ou dois jogadores que permaneciam acordados.
Também era comum os jogadores faltarem às sessões ou se atrasarem sem ao mesno avisar ao DM para que este não perdesse seu precioso e curto tempo preparando aventura, montando mesa de jogo, etc.
Por último, o jogador Fenor ficou "grávido" e teve que parar de jogar para cuidar de sua filha recém nascida.
Todos esses fatores fizeram com que o DM se cansasse e terminasse de vez as atividades deste grupo, sacrificando uma campanha no mínimo promissora.
Dentre os planos do mestre que não puderam ser levados à diante devido a estes problemas estavam:
- conclusão da aventura em Valkaria, na qual os personagens iriam desmascarar uma conspiração Yudeniana para desmoralizar e enfraquecer o Rei Thormy por meio de atentados e da ajuda de um espião de Yuden disfarçado de nobre Deheoni e seu ajudante halfling (o que roubou o rubi da virtude), o que traria fama aos pjs e os permitiriam conhecer os personagens ilustres do mundo.
- concluir a aventura na mansão de Abacuc (que fazia parte da trama acima) onde havia um demônio aprisionado pelos experimentos fracassados do velhos excêntrico, levando os pjs a conhecerem Vladislav Tpish.
- concluir a aventura do sequestro dos aldeões de Shimei pelos dragões (os jogadores simplesmente ignoraram o pedido de ajuda de Legolas zombando do mesmo; a descrição da aventura foi terminada por este DM sem participação dos jogadores; da chegada ao covil até o retorno à Shimei não houve interação com os jogadores).
- Concluir a aventura final, na qual os pjs enfrentariam um feiticeiro vermelho que pesquisava um meio de dominar os demônios da tormenta pela praga coral para usá-los como seus escravos. Os pjs seriam contaminados pela doença e deveriam permanecer juntos até encontrarem a cura (vinda de uma clériga de Lena que lhes passaria a próxima missão). Após isso, o próximo inimigo amaldiçoaria a união dos pjs, lançando sobre eles um feitiço que os impediria de se separarem (medida apelativa para manter o grupo unido sem se matarem uns aos outros).
- permitir maior envolvimento nos acontecimentos de Holy Avenger. Os pjs seriam manipulados por Zzssaas e seu cajado (em posse de Niele)para conduzirem os rubis da virtude para os locais planejados pelo corruptor (o rubi de Valkaria é o do torneio; na torre do feiticeiro vermelho haveria outro que iria parar nas mãos de Schar...) culminando com o presenciamento da luta final contra o Paladino em Deheon.
- usar num futuro distante o filho de Legolas com Alura (um 1/2 dríade poderoso) contra os pjs como um inimigo que buscaria vingança contra o pai que o abandonou.
- um retorno futuro à Shimei onde Legolas e Feanor (dados como mortos) reencontrariam seus antigos amigos e Legolas descobriria sua ex-noiva casado com outro.

e muitas outras idéias...

Esta campanha terminou, mas a próxima, com um novo grupo de jogadores (somente Legolas e Darnan permanecerão) está a caminho, até lá...


Jogadores e seus personagens:

Jogador 1 - Feanor
Jogador 2 - Shihiro, Elver
Jogador 3 - Legolas
Jogador 4 - Lorde Bill (o mesmo do Sir. Benjamim ver http://tocadodragao.tripod.com)
Jogador 5 - Velab Silar, Lucius
Jogador 6 - Tau, Darnan, Fildan, Brazuzan, Belit (esse cara só morria)
Jogador 7 - Mercurys
Jogador 8 - Adrian S.O.S. (o mesmo do Evil Dead; ver em http://tocadodragao.tripod.com)
Jogador 9 - Jack

Nenhum comentário:

Postar um comentário